Família, psicanálise e sociedade - A posição de Jacques Lacan
Na postagem anterior, discutimos brevemente como a psicologia compreende a noção de família. Nesta, apresentaremos, de maneira estritamente resumida, a concepção lacaniana da família.
Em Os complexos familiares na formação do indivíduo, Lacan argumenta que a família deve ser entendida enquanto um complexo, sendo este algo que “reproduz uma certa realidade do ambiente” (LACAN, 1987; 20). Tais complexos desempenham um papel de organizadores no desenvolvimento psíquico tendo o sujeito consciência do que ele representa. Todavia, um complexo deve ser definido essencialmente como um fator inconsciente tendo uma representação conhecida por Imago, ou seja, “um protótipo inconsciente de personagens que orienta seletivamente a forma como o sujeito apreende o Outro;é elaborado a partir das primeiras relações intersubjetivas reais e fantasísticas com o meio familiar”.
Para Lacan, toda formação do sujeito desejante exige a presença do Pai como agente da castração, como aquele que o seu nome é “o vetor de uma encarnação da Lei no desejo” ((LACAN, 1998; 5-6). A encarnação da Lei no desejo nasce desse pai que constitui um orientador de um desejo situado em algum lugar.
Em um dado momento da evolução edipiana, a criança é conduzida a associar a ausência da mãe com a presença do pai. O pai é então visto como um objeto fálico rival e, posteriormente, como aquele que detém o falo. Neste instante ele é convidado a intervir na relação dual da criança com sua mãe e o Nome-do-Pai passa a ser associado à Lei simbólica que ele encarna. Assim, o “Nome-do-Pai é uma designação endereçada ao reconhecimento de uma função simbólica, circunscrita no lugar de onde se exerce a lei” (DÖR, 1989; 92), sendo esta designação o produto de uma metáfora, ou seja, um novo significante o qual a criança substitui o significante do desejo da mãe. Desse modo, a metáfora paterna exerce uma função estruturante, uma vez que é fundadora do sujeito psíquico enquanto tal.
Cássio Eduardo Soares Miranda - professor adjunto da Universidade Federal do Piauí.
Para saber mais: https://freudcontemporaneo.webnode.com/a3-tempos-3-instantes/
Em Os complexos familiares na formação do indivíduo, Lacan argumenta que a família deve ser entendida enquanto um complexo, sendo este algo que “reproduz uma certa realidade do ambiente” (LACAN, 1987; 20). Tais complexos desempenham um papel de organizadores no desenvolvimento psíquico tendo o sujeito consciência do que ele representa. Todavia, um complexo deve ser definido essencialmente como um fator inconsciente tendo uma representação conhecida por Imago, ou seja, “um protótipo inconsciente de personagens que orienta seletivamente a forma como o sujeito apreende o Outro;é elaborado a partir das primeiras relações intersubjetivas reais e fantasísticas com o meio familiar”.
Para Lacan, toda formação do sujeito desejante exige a presença do Pai como agente da castração, como aquele que o seu nome é “o vetor de uma encarnação da Lei no desejo” ((LACAN, 1998; 5-6). A encarnação da Lei no desejo nasce desse pai que constitui um orientador de um desejo situado em algum lugar.
Em um dado momento da evolução edipiana, a criança é conduzida a associar a ausência da mãe com a presença do pai. O pai é então visto como um objeto fálico rival e, posteriormente, como aquele que detém o falo. Neste instante ele é convidado a intervir na relação dual da criança com sua mãe e o Nome-do-Pai passa a ser associado à Lei simbólica que ele encarna. Assim, o “Nome-do-Pai é uma designação endereçada ao reconhecimento de uma função simbólica, circunscrita no lugar de onde se exerce a lei” (DÖR, 1989; 92), sendo esta designação o produto de uma metáfora, ou seja, um novo significante o qual a criança substitui o significante do desejo da mãe. Desse modo, a metáfora paterna exerce uma função estruturante, uma vez que é fundadora do sujeito psíquico enquanto tal.
Cássio Eduardo Soares Miranda - professor adjunto da Universidade Federal do Piauí.
Para saber mais: https://freudcontemporaneo.webnode.com/a3-tempos-3-instantes/

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