Escutando as professoras: os caminhos da pesquisa
Os estudos aqui apresentados possibilitam encontrar na ação do professor um elemento-chave para a compreensão e solução do fracasso na escola. Para isso, esta pesquisa buscou investigar a participação do professor no processo de enfrentamento do fracasso escolar, ou seja, as estratégias que os professores utilizam como tentativa de reduzir os impasses encontrados pelas crianças frente a seu processo de aquisição do conhecimento.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. Este tipo de pesquisa, segundo alguns pesquisadores, como Fabiana Kauark, “considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números” . A pesquisa exploratória é importante para esta investigação por ter como finalidade a familiarização do pesquisador com a temática a ser trabalhada, possibilitando à pesquisa elaboração de revisão de literatura com o intuito de mensurar a disponibilidade de material que subsidiará o objeto de estudo.
Como instrumento de coleta de dados, foram realizadas observações da rotina de aula dos professores participantes da pesquisa. Após a autorização do professor, cada turma foi observada em média 4 horas durante 3 a 5 dias. As observações eram de cunho não-participativa, onde o pesquisador encontra-se fora da realidade pesquisada, a fim de não interferir nas ações dos sujeitos da pesquisa. Depois das observações foram realizadas entrevistas, semiestruturadas, gravadas e individuais, com os professores das escolas envolvidas, para posterior análise. Fazia parte de sua estrutura perguntas norteadoras, cuja finalidade foi a coleta de dados que apontassem para o discurso acerca dos modos de enfrentamento do fracasso escolar, bem como as estratégias utilizadas para o enfrentamento da referida situação.
Em Teresina, o nível de aprendizado referente à matemática é de 29% nas escolas estaduais e 51% nas escolas municipais. Na disciplina de Português, o nível de aprendizado é de 49% nas escolas estaduais e 63% em escolas do município (Dados relacionados à Prova Brasil 2015/INEP. Q.Edu). Os dados apresentados, apontam que, apesar do IDEB das escolas atingir um bom índice, muitos alunos não têm êxito quanto ao aprendizado no ensino municipal/estadual. Por esse motivo, a pesquisa aconteceu com duas escolas municipais e uma escola estadual. As escolas estão situadas no Bairro Itararé e Comprida, localizadas na zona sudeste de Teresina, Piauí. As professoras que participaram de nossa pesquisa ministram aulas entre o 2º e 3° ano do Ensino Fundamental.
Como tentamos fazer, nossa pesquisa é um trabalho de escuta das professoras acerca de suas estratégias de enfrentamento ao fracasso escolar.
Em breve tem mais!
Fique com a gente!
Cássio Eduardo Soares Miranda
Comentários