As estratégias de enfrentamento do fracasso escolar pelas professoras das escolas pesquisadas
As professoras envolvidas na pesquisa tiveram suas aulas observadas por 4 dias, onde os pesquisadores permaneciam do início até o término de cada turno. O instrumento de observação não-participativa, foi utilizado nesta pesquisa por possibilitar o não envolvimento do pesquisador nas situações cotidianas em sala de aula. Em outras palavras, o pesquisador assume o papel de espectador .
As observações, realizadas na classe de cada professora, oportunizaram a análise dos dados e a construção da entrevista, ou seja, confrontar o discurso com a prática das professoras, com o intuito de identificar – através das observações – as estratégias de enfrentar o fracasso escolar, e se estas estratégias estavam associadas à promoção da inclusão e da redução do fracasso na escola. Para possibilitar um olhar crítico e reflexivo diante de cada relato, os resultados desta pesquisa serão apresentados em forma de fragmentos de casos, onde cada professora será indicada por nomes fictícios. Ao utilizar a apresentação dos relatos em forma de caso é possível compreender e refletir sobre a prática docente apresentada. Autores como Zanetti e Kupfer destacam que o relato de casos é um tipo de processo que requer a construção de um enigma, ou seja, o encadeamento das ideias, sentimentos e reflexões a respeito do caso, configuração conveniente a esta pesquisa. Ao relatar um caso, se faz presente a possibilidade de sua teorização, uma investigação que possibilite a construção teórica.
Neste sentido, relatar um caso é transformá-lo em teoria a partir da escolha dos principais aspectos do relato para o seu entendimento. É importante evidenciar a ética do pesquisador na transcrição do relato, tornando o caso cada vez mais próximo da teoria por capturar seus princípios norteadores e veracidade.
No próximo encontro, apresentaremos os relatos de caso para melhor entendimento daquilo que estamos tentando elaborar.
Fique com a gente.

Comentários