Escutando as professoras: os caminhos da pesquisa Os estudos aqui apresentados possibilitam encontrar na ação do professor um elemento-chave para a compreensão e solução do fracasso na escola. Para isso, esta pesquisa buscou investigar a participação do professor no processo de enfrentamento do fracasso escolar, ou seja, as estratégias que os professores utilizam como tentativa de reduzir os impasses encontrados pelas crianças frente a seu processo de aquisição do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. Este tipo de pesquisa, segundo alguns pesquisadores, como Fabiana Kauark, “considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números” . A pesquisa exploratória é importante para esta investigação por ter como finalidade a familiarização do pesquisador com a temática a ser trabalhada, possibilitando à pesquisa el...
Postagens
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O fracasso escolar como objeto de estudo A contemporaneidade tem provocado no homem inúmeros sentimentos de desânimo e mal-estar que surgem a partir das transformações dos laços sociais. Segundo Ruth Cohen, psicanalista carioca, a contemporaneidade ocasionou o surgimento de várias patologias, desencadeadas pela constante preocupação com o “futuro”, que com o passar do tempo, provoca sentimentos de angústia no homem. Desse modo, as transformações sociais assumem um caráter questionador em relação às mudanças também ocorridas no ambiente escolar. O fracasso escolar seria um sintoma dos novos laços sociais? Para Cohen, o fracasso escolar, como sintoma da contemporaneidade, pode caracterizar-se como "[...] esse algo que não funciona, que impede a aprendizagem, que se mantém e se repete como sintoma, pode ser fruto de um mau encontro, um encontro traumático com as demandas irrespondíveis da educação, encarnadas por seus representantes, chamados de os 'Outros': família, escola...
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O FRACASSO ESCOLAR: O QUE DIZER DELE? O fracasso escolar, com suas múltiplas variações, tem se constituído como um fenômeno da contemporaneidade, atingindo um número expressivo de crianças e jovens, caracterizando-se como um desafio a ser enfrentado pelas políticas públicas. Nesse sentido, surgiram muitas discussões em torno dessa problemática, na visão que escola, família e aluno tem a respeito de seu agente causador. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Brasil passou de 3,8 em 2005, para 5,5 em 2015, superando as metas estipuladas para os anos iniciais do ensino fundamental. Apesar dos índices demonstrarem avanço na Educação Básica, o cotidiano do ensino público apresenta outra realidade, vinculada às dificuldades do ensino e aprendizagem. Ao assumir presença nas escolas, o fracasso escolar passa a fazer parte do cotidiano de crianças e jovens que vivenciam na...
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A falta de certeza sobre o próprio sexo um corpo é algo que é feito para gozar, gozar de si mesmo (Lacan, 1974) A realidade humana é inquietante. Um dos motivos de sua inquietação se dá pelo fato das incertezas que povoam, circulam e habitam o humano se manifestarem naquilo que não tem nada de natural na condição humana, que é o sexo. Talvez por isso que certas turbulências tomam conta de nós em razão mesmo da falta de certeza sobre o próprio sexo, ou seja, de uma corriqueira e instigante incerteza. É sempre oportuno destacar que a dimensão do "ser", para os humanos, está intrinsecamente associada a "ser homem" ou "ser mulher", não sem antes de passar pelo olhar do Outro. Como Freud já havia destacado, lá onde os psicanalistas chegaram os poetas estiveram antes, antecipando, assim, alguma questão que se colocaria aos psicanalistas. Alguns poetas da sétima arte problematizaram a angustiante pergunta que toca a todos, sobre o que é ser um homem ou uma mul...
FREUD E O NAZISMO
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Como é o conhecimento da maioria das pessoas que acompanham a Psicanálise , o judeu Sigmund Freud nasceu na Morávia , tendo sido levado para Viena , na Áustria , aos 4 anos de idade . Viena passou a ser , assim , sua cidade de crescimento e também sua cidade amada . Foi na vibrante Viena do século 19 que Freud estudou , desenvolveu - se intelectualmente e também fez sua carreira de médico e psicanalista . Viena era , de fato , sua cidade amada . Entretanto , é importante destacar que a Áustria tornou - se um território bastante cobiçado pelos nazistas e quando ela foi por eles ocupada , Freud foi logo declarado inimigo público número 1, tanto por sua judeidade quanto por suas teorias . Considerada como obra maldita pelos arianos , muitos livros de Freud foram queimados em praça pública , sua teoria foi banida dos manuais de psiquiatria e psicologia ...